Isolamento | Tratamento

O isolamento é a parte do projeto onde se trata a transmissão do som/ruído entre ambientes e como ele se propaga através da estrutura física da construção.
O tratamento da acústica interna é a segunda parte de um projeto e visa eliminar reverberações e uma série de problemas na forma como o som se comporta dentro do ambiente. Nesta fase são escolhidos os materiais de acabamento, que além de tratarem o som, serão parte da decoração deste ambiente.

O isolamento acústico trabalha duas frentes: o ruído aéreo e o ruído de vibração.

  • Ruído aéreo – sons vindos por portas, janelas, frestas, ou mesmo através de telhados, forros ou paredes.
  • Ruído de vibração – sons que vibram as superfícies da construção, pisos, lajes, paredes, etc.

Cada tipo de ruído pede soluções diferentes, mas sempre se consegue uma melhor relação custo/benefício quando tratamos o problema na fonte geradora do ruído.

Algumas paredes em DryWall para isolamento acústico de alto desempenho

 

O tratamento acústico vai trabalhar o comportamento das ondas sonoras dentro de um ambiente, visando uma sonoridade equilibrada, agradável, sem excessos de graves, reverberação ou ecos.
Quando se trata um ambiente com muita espuma, o resultado é uma acústica morta, com sonoridade péssima.
No extremo oposto, um ambiente com superfícies lisas e paralelas, vai gerar ecos e reverberações exageradas.
Já as medidas da construção pesada (altura, largura e comprimento) vão dizer sobre o comportamento das baixas frequências, graves embolados, acentuação exagerada de uma única frequência.

A sala ideal deve ter um tratamento acústico que tenha aproximadamente 1/3 de absorção, 1/3 de reflexão e 1/3 de difusão, oferecendo uma sonoridade viva, equilibrada e bem equalizada em toda a faixa de frequências audíveis.

Na imagem acima, absolutamente tudo o que vemos compõe a acústica do ambiente; os sofás de couro e as almofadas, os difusores acima dos sofás, o piso de madeira, o tecido de acabamento no teto e nas paredes, a disposição de todo o mobiliário, os volumes dos objetos, o tampo de mármore da mesa central, tudo é calculado para chegar ao melhor resultado acústico. Também podemos ter tratamentos que não ficam visíveis, como absorvedores de membrana, absorvedores de Helmholtz, ou material absorvente em cima de tetos suspensos e embaixo do mobiliário.